top of page

Sorry, English speakers. Here I’ll allow myself to share some headlines in Portuguese, my native language. You’ll also find a few in English if you’d like, but this space is mostly for me to have fun playing with words.

---

Como sempre fui um criativo de guerrilha, da ativação, digital e essas ideias mais desformatadas, nunca me vi como um redator tituleiro, mas depois de um tempo percebi que tinha uns títulos legais, nessas ideias que não necessariamente saíram numa revista. Então resolvi trazer aqui um pouco do que gostei de criar, brincando com palavras e frases, pra você, que também se diverte com isso. Tem título, tem frase em camiseta, texto de material de ponto de venda, trocadilhos de dar vergonha (ou orgulho), tem coisa pra inglês ver e tem até anúncio de revista, olha só! Em pleno 2025, mas tudo real, aprovado, e quase todas foram mesmo pra rua, nem que tenham sido no PR ou em social, afinal o título não é sobre a mídia, mas sobre como as palavras podem comunicar, entreter, divertir e fazer uma marca se destacar. Acabou a palestrinha, bora pros títulos!

Guaraná Drive  - Laranja close sucesso.jpg
Guaraná Drive - Basta uma rodela.png
Guaraná drive - normal.png

O Drive-Thru de Pomar rendeu uns títulos divertidos, tipo esses aqui de cima. Adesivos que comunicavam nas laranjas, o ritual de misturar gelo, laranja e Guaraná, que todos amam no Brasil, mas poucos conhecem em Portugal.

Já que tamo falando de Guaraná Antarctica, vou mandar esses dois aqui, que além de me tirarem um sorriso pelo humor, tiram também pela bela direção de arte dos cartazes. O Pastel de Pastel, assim como o Drive-Thru de pomar é uma ideia que criamos na Beta Collective, para o Guaraná, em Portugal.

A Intervenção da Montanha, que criamos, na Beta Collective, para a Cerveza Patagonia, também rendeu uns títulos divertidos e oportunos. Eles entraram no filme da ação, nas camisetas dos atletas (que continuam usando nas suas aventuras) e nas faixas que estendemos a 130 metros de altura, de frente pro WTC. A ideia foi criada num contexto de final de Pandemia, mostrando pros CEOs que trabalho não é tudo e que a montanha pode ser um destino mais equilibrado. Por que não trabalhar da montanha e respirar um pouco melhor? A ação rendeu títulos como: "O CEO não é o limite."; "Viu como equilíbrio é importante?"; "Se você vê um gráfico, tá na hora de ver uma montanha." (que explorava a forma do logo da Patagonia).

Cartaz de PDV, que rolou no Carrefour e campanha de OOH, que depois de aprovada ficou na gaveta, mas também no coração (e agora no portfólio).

Um clássico, sem brincadeirinha porque o assunto é sério. Esse virou OOH, lambe-lambe e revistas. "Que Planeta é Esse?" foi feito pela Beta para o Greenpeace.

​Não é um título de anúncio, mas é o subtítulo de uma grande obra: "uma obra sem efeito jurídico, mas com efeito moral". O Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro, foi criado pela Beta Collective, para a L'Oréal Luxo, no Brasil. Ainda rolou esse título, acompanhando uma das ilustrações, mas como não era meu lugar de fala, o espaço ficou todo para o Thassio Reis brilhar e rendeu títulos impressionantes, aí é pular pro portfólio dele pra ver e se inspirar.

​Essa rolou em Portugal, pela Havas Lisboa e precisa de um pequeno contexto. O nome do jornal chama "A Bola" e nós criamos 1 capa pra cada dia da semana, só com notícias femininas, que apareciam com realidade aumentada, ao apontar o celular. Change the News é o nome da ideia.

​Na época de David SP, rolaram essas brincadeirinhas pro BK, que bombaram organicamente e até viraram notícia. Não é título mas é uma grande vitória conseguir fazer post virar notícia, sem uma grande data ou assunto quente por trás. Até a risada virou motivo de muitos comentários BKKKKKKKKKK.

​Na Pandemia, junto com meus amigos André Mezzomo e Rodrigo Rocha, criei o "My Link is Your Link", que possibilitava a criativos empregados, doar o view de seus portfólios para o de outros criativos que perderam o emprego na Pandemia. Esse foi um dos títulos que encontrei aqui nos meus arquivos.

bottom of page